Se você vai fazer sexo, faça sexo seguro!
Sexo seguro significa ter e dar prazer sem que isto a(o) coloque em risco de pegar uma DST. É importante conversar sobre sexo com seu parceiro, como sente e o que e como gostaria de fazer. Se houver alguma chance de um de vocês ter sido exposto a uma DST, converse sobre isto com o seu médico.
Mesmo assim, vocês sempre devem praticar sexo seguro como um(a) novo(a) parceiro(a) pelo fato de que um de vocês poder ter uma DST e não saber. Uma pequena inconveniência é bem melhor do que as consequências de uma DST.
Para ter sexo seguro:
- Sempre use camisinha de Vênus (condom) para sexo vaginal, anal ou oral. Acostumar-se a usar camisinha pode levar algum tempo e prática mas, quando isto acontecer, vocês verão que isto não é um desestímulo ao sexo como você deve ter ouvido (algumas balas são ótimas mesmo com papel). Ao se acostumarem ao uso da camisinha e com alguma criatividade, a sua colocação também pode ser um momento de prazer. Leia atentamente às instruções na embalagem e mantenha uma sempre à mão. Você nunca sabe quando aquele(a) gato(a) vai pintar.
- Aproveite o sexo sem penetração. Crie e aproveite uma atmosfera romântica com carícias, beijos, masturbação ou uma "massagem sensual". Alguns parceiros(as), quando encorajados, revelarão seu lado criativo e habilidades manuais.
- Você pode usar acessórios para a relação, como vibradores mas não os empreste à outras pessoas, a menos que elas os protejam com uma camisinha e sempre os lave após o uso.
E lembre-se: sexo seguro não é meia responsabilidade de cada um dos parceiros. É responsabilidade inteira dos dois.