A NIC 2 (ou NIC II) é a neoplasia intraepitelial de grau 2 (ou II). É considerada uma lesão de alto grau e, com isso, tem sido recomendado seu tratamento a partir dos 25 anos. Antes dessa idade ela se comporta mais frequentemente como uma lesão de baixo grau, ou seja, uma lesão inflamatória pelo HPV que tende à regressão mesmo sem tratamento.
Mas evidências mais recentes tem mostrado que muitas NIC 2 regridem mesmo em mulheres com 25 anos ou mais. Um desafio tem sido identificar quais mulheres com NIC 2 tem maior probabilidade de regressão (podendo ser apenas seguidas) e quais tem maior probabilidade de progressão ou mesmo ter uma lesão mais grave que não tenha sido biopsiada, devendo ser tratadas.
Há uma proposta americana que se baseia apenas da presença de um biomarcador: o p16. Assim, seu médico poderá pedir esse exame para definir a necessidade de tratamento. Todavia, acreditamos que esse não deve ser o único parâmetro para a tomada de decisão. idade, resultado do preventivo que motivou a colposcopia, extensão e aspecto da lesão biopsiada e aspecto e extensão da lesão que restou após a biópsia e possibilidade de acompanhamento nos parece um conjunto mais adequado de parãmetros para a decisão de tratar ou acompanhar.
na Cervical procuramos fazer avaliações individualizadas e discutir a decisão de tratar ou acompanhar com a própria mulher e seu médico assistente.