O exame em si, sem contar a entrevista com o médico examinador, leva cerca de 10 minutos. Caso seja feita uma biópsia, pode levar mais alguns minutos. No total, entre entrevista, troca de roupa e exame, você vai perder cerca de 30 minutos.

Durante e após o exame, o médico lhe falará sobre o que viu e o que foi feito. Caso você tenha feito uma biópsia, poderá ter um pequeno sangramento, "aguado" ou mais escuro. Não se preocupe, isto para em alguns dias. Você também deverá evitar as relações sexuais com penetração vaginal por cerca de 7 dias. Você poderá deixar a clínica desacompanhada e ir trabalhar ou passear, se quiser.

Em cerca de 10 a 15 dias teremos o resultado do exame do fragmento biopsiado e poderemos concluir seu diagnóstico. É então confeccionado um laudo completo com descrição dos aspectos, dos procedimentos executados e resultados de exames, conclusão diagnóstica e recomendações de conduta para seu médico assistente. Junto a esta parte seguem diagramas e/ou fotografias coloridas. Este laudo será enviado por e-mail para você e seu médico assistente (caso você nos informe), mas também pode ser buscado na clínica. Caso não sejam realizados procedimentos além da colposcopia, o laudo é impresso e liberado em seguida ao exame.

(atualizado em 09/12/2021)